Apoie o DCM

Criticada por religiosos, comissão de frente com luta entre Jesus e demônio da Gaviões perde pontos em SP

O Globo informa que, atacada por líderes religiosos por mostrar uma luta entre diabo e Jesus Cristo, a comissão de frente da Gaviões da Fiel, que desfilou na madrugada de domingo no Sambódromo do Anhembi, também desagradou os jurados do carnaval de São Paulo. A escola tirou duas notas 9,9, o que fez com que ela deixasse a disputa pelo título após a leitura do sexto quesito.

De acordo com a publicação, a justificativa dos votos dos jurados da comissão de frente ainda não foram reveladas, então ainda não é possível afirmar porque a agremiação perdeu esses pontos. Ao final da apuração, a Gaviões ficou em nono lugar, com 269,5 pontos — a escola ainda levou dois 9,9 em alegoria e um 9,9 em enredo. A Mancha Verde foi a campeã do carnaval paulistano, atingindo a pontuação máxima de 270. A Gaviões levou para a avenida um enredo sobre a história do tabaco, baseado numa lenda árabe. A comissão de frente tinha o objetivo de contar a história de Santo Antão que, segundo a tradição oral, após sugar o veneno de uma picada de cobra, o cuspiu no chão e fez brotar as primeiras folhas de tabaco.

Na coreografia, um passista vestido como um diabo arrastava outro, caracterizado como Jesus Cristo, e o arremessava no chão. Presidente da Frente Parlamentar Evangélica, o deputado federal Lincoln Portela (PR-MG), líder da Igreja Batista Solidária, repudiou o desfile da Gaviões. Em nota, ele declarou que apresentação foi “ofensiva e desrespeitosa”, completa o Jornal O Globo.

Ao levar para avenida enredo sobre tabaco, Gaviões da Fiel apresentou comissão de frente considerada ofensiva por evangélicos Foto: Miguel Schincariol / AFP