Cuca, técnico do Santos, foi condenado por estupro de menina de 13 anos
Neste domingo (18), repercutiu nas redes sociais a notícia de que Cuca, técnico do Santos, já foi condenado por estupro – assim como Robinho.
O caso aconteceu na Suíça há 33 anos durante uma excursão do Grêmio pela Europa, em julho de 1987. Os então jogadores Henrique, Fernando, Eduardo e Cuca foram presos em Berna acusados de estupro de uma jovem de 13 anos chamada Sandra Pfäffi.
Ela visitou o hotel em que a delegação do Grêmio estava hospedada e tentou pedir aos jogadores uma camiseta do clube como lembrança. A movimentação teria chamado a atenção de Henrique Etges e Alexi Stival, conhecido como Cuca.
“Sandra foi estuprada dentro do quarto no que os jogadores consideraram uma orgia. Jogaram-se sobre ela, imobilizaram. Dois homens a violaram, enquanto outros dois a acariciavam e seguravam”, conta tuíte de uma thread.
Os jogadores brasileiros incluindo Cuca ficaram presos no país por 28 dias. Eles foram condenados dois anos depois pela Justiça da Suíça, mas cumpriram a pena em liberdade.
“Os rapazes podem circular por aí livremente, como estão até hoje. Basta não pisarem na Suíça”, diz outro tuíte.
“Hoje, Cuca é treinador de um dos maiores times do país, o Santos, e teve passagem em diversos clubes no Brasil e no exterior. Sandra teve depressão e tentou suicídio aos 15 anos”, diz o último tuíte da thread.
O Grêmio era pela terceira vez consecutiva campeão gaúcho. Próximo passo: cruzar o Atlântico em excursão para a Philips Cup, na cidade de Berna, Suíça. De cara, o Grêmio venceu o Benfica, de Portugal, impressionando pelo segundo ano seguido a garota Sandra Pfäffi, de 13 anos.
— Brusinhas (@usebrusinhas) October 15, 2020
Do outro lado da porta estavam os reservas do Grêmio Eduardo Hamester e Fernando Castoldi, que convidaram os visitantes a entrar, tentaram manter uma comunicação por grunhidos e gestos sem sucesso.
— Brusinhas (@usebrusinhas) October 15, 2020
Sandra foi estuprada dentro do quarto no que os jogadores consideraram uma orgia. Jogaram-se sobre ela, imobilizaram. Dois homens a violaram, enquanto outros dois a acariciavam e seguravam.
— Brusinhas (@usebrusinhas) October 15, 2020
E assim estavam presos na Suíça, sob a acusação de estupro, os reservas gremistas Henrique, Eduardo, Cuca e Fernando, cada um em uma cela distinta e incomunicáveis – exceto por advogados – até o fim do inquérito, conforme a legislação do país. pic.twitter.com/LozxPjWrYR
— Brusinhas (@usebrusinhas) October 15, 2020
A legislação da Suíça proibia relação sexual com menores de 16 anos. Crime sério. A denúncia de estupro, então, dispensa qualquer tipo de comentário em relação à gravidade.
— Brusinhas (@usebrusinhas) October 15, 2020
Presos, os jogadores estavam incomunicáveis até o término do processo, o que poderia durar até 30 dias. Não tinha como obter informações ou qualquer tipo de privilégio na Suíça, pois o sigilo judiciário lá é quase hermético.
— Brusinhas (@usebrusinhas) October 15, 2020
Foi dito que Sandra entrou no quarto dos rapazes e começou a tirar a roupa, se oferecendo. Quem afirmou foi o China, titular do time que já conhecia a menina da excursão do ano anterior.
Ela estava tentando tirar a blusa que usava na hora para trocar por uma camisa do Grêmio. pic.twitter.com/s3ddYDMZBY— Brusinhas (@usebrusinhas) October 15, 2020
Quase ninguém acreditava que eles tivessem estuprado a garota. Afinal, era uma “mocetona”, conforme expressão da época. A teoria difundida que ela havia se oferecido para orgia, pois no dia seguinte estava com uma camisa do Grêmio vendo um jogo. pic.twitter.com/03IpmQeJsg
— Brusinhas (@usebrusinhas) October 15, 2020
Para provar que era uma “mocetona” o fotógrafo Paulo Dias do Zero Hora fez de tudo pra tirar uma foto da menina, apesar do sigilo da sua identidade. Conseguiu pegar ela na saída da escola com a mãe. Quase apanhou de uns suíços no ato pela falta de respeito de fotografar uma menor pic.twitter.com/VYbOqd9eLI
— Brusinhas (@usebrusinhas) October 15, 2020
Depois de 28 dias presos, os jogadores foram liberados. Pagaram fiança e uma indenização à garota. Depois foram condenados, mas nunca cumpriram a pena. Os rapazes podem circular por aí livremente, como estão até hoje. Basta não pisarem na Suíça. pic.twitter.com/8P9y7dixUe
— Brusinhas (@usebrusinhas) October 15, 2020
De fato, mal sabiam o que esperava os “Doces Devassos”, apelido que a imprensa esportiva gaúcha deu para os rapazes: um grupo de 500 pessoas entre imprensa e torcedores colorados e gremistas ocupava o Salgado Filho. No topo, as bandeiras do Inter e do Grêmio unidas. pic.twitter.com/vRETTL3A1L
— Brusinhas (@usebrusinhas) October 15, 2020
Depois, a retomada. Fizeram ensaio de foto, entrevista de heróis sobreviventes. Vítimas. Só voltaram a ser notícia quando saiu a condenação na Suíça. Seguiram jogando no Grêmio, já que a diretoria recebeu milhares de cartas pedindo pra que os garotos não fossem punidos. pic.twitter.com/NboTJPf2yl
— Brusinhas (@usebrusinhas) October 15, 2020
Só precisaram pagar as custas dos advogados, processo e indenização mensalmente para o Grêmio.
Hoje, Cuca é treinador de um dos maiores times do país, o Santos, e teve passagem em diversos clubes no Brasil e no exterior.
Sandra teve depressão e tentou suicídio aos 15 anos. pic.twitter.com/ZQvVzsUXXD
— Brusinhas (@usebrusinhas) October 15, 2020

