Apoie o DCM

Da obesidade à desnutrição severa: mulher passa de 115 para 32 quilos após bariátrica

Uli Suellen – Foto: Reprodução

A fotógrafa Uli Suellen, de 34 anos, passou de 115 para 32 quilos após complicações graves de uma cirurgia bariátrica. O procedimento, indicado por um médico para tratar uma gastrite, acabou levando a uma desnutrição severa e diversas sequelas, como queda de cabelo, perda de memória e dificuldade para andar. “Eu fiz os exames que ele me pediu e, então, começou a insistir que eu precisava de uma bariátrica. Me assustei, mas acreditei por ele ser médico”, contou Suellen, que precisou reverter a cirurgia para sobreviver.

Depois da operação, Suellen não conseguia se alimentar nem beber água, o que resultou em internações sucessivas na UTI. “Comecei a perder o movimento das pernas e dos braços e parte da visão”, lembrou. A falta de nutrientes afetou todo o organismo, provocando hemorragias, queda dos dentes e ausência de menstruação. O caso só melhorou após a reversão da cirurgia, quando ela passou por um processo de reabilitação alimentar com apoio psicológico e psiquiátrico. “A reversão da cirurgia bariátrica me salvou de uma quase morte”, disse.

Hoje, Uli Suellen compartilha sua experiência nas redes sociais como forma de conscientizar outras pessoas sobre os riscos do procedimento. “Fiquei tanto tempo sem me alimentar que não conseguia mastigar”, relembra. Recuperada, ela se tornou criadora de conteúdo plus size e defende o acompanhamento médico criterioso antes da decisão pela bariátrica.