Dados dos computadores do Planalto são apagados após suposta ameaça

Computadores do Palácio do Planalto foram formatados após um aviso do sistema antivírus da rede da Presidência da República dizer que “detectou uma ameaça”. O episódio aconteceu logo após o segundo turno das eleições e todo o conteúdo dos computadores foi apagado, segundo informações do colunista Rodrigo Rangel, do Metrópoles.
Em razão da tal ameaça, com a suposta necessidade de formatar os computadores, arquivos importantes poderiam ser deletados. A mensagem dizia que a ameaça seria um malware que danifica arquivos e o sistema operacional dos computadores e que “em alguns casos” arquivos foram criptografados.
Um texto foi disparado para os funcionários do setor de informática, no qual dizia que a orientação era para formatar os equipamentos e, em seguida, reinstalar o sistema operacional padrão das máquinas. Além disso, para “amenizar” a situação, na quinta-feira seguinte à eleição, equipes foram convocadas a chegar mais cedo para atuarem em uma força-tarefa.
O aviso foi recebido com estranheza por alguns destinatários, uma vez que, o ocorrido aconteceu dias depois após a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e em meio a diversas manifestações golpistas protagonizadas pelos simpatizantes do ex-capitão.