Dallagnol sobre diálogo que cita FHC na Vaza Jato: ‘Se buscássemos aliados, seriam importantes Lula, Cunha e Cabral’

Deltan Dallagnol. Foto: Heuler Andrey/AFP

Reportagem de Luiz Vassallo e Fausto Macedo no Estado de S.Paulo informa que, em meio à polêmica dos diálogos divulgados pelo site The Intercept que apontam para a tese de que teria participado de conluio com o ex-juiz Sérgio Moro na Lava Jato, o procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal na maior operação já deflagrada no país contra a corrupção, afirma que ele e seus colegas jamais agiram para não ‘melindrar’ o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. “Se buscássemos aliados, seriam importantes Lula, Eduardo Cunha e Sérgio Cabral, políticos muito influentes, mas que foram condenados e presos. Seriam também aliados importantes Renan, Aécio, Temer e outros que foram delatados na Lava Jato e acusados pela Procuradoria-Geral da República”, afirma Deltan, em entrevista ao Estadão.

De acordo com a publicação, entre os diálogos divulgados – cuja autenticidade não é reconhecida por Deltan – existe uma mensagem que indica suposta preocupação da força-tarefa em ‘melindrar’ FHC com a abertura de uma investigação, pois ele seria ‘um aliado importante’. Segundo o procurador, ‘os fatos deixam claro que influência, dinheiro e poder jamais foram critérios para aferir responsabilidade na Lava Jato’. “As teorias inventadas contra a operação brigam contra fatos”. Na entrevista, Deltan diz que ele e os outros procuradores da força-tarefa da Lava Jato no Paraná nunca agiram para tirar o ex-presidente Lula do cenário político. “É uma teoria da conspiração que não se verifica”.

Deltan negou que estivesse inseguro quando concluía a denúncia contra o petista no processo do triplex do Guarujá – ação que condenou Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, via três instâncias judiciais, e o levou para a prisão da Lava Jato em abril de 2018. “O Ministério Público só apresenta denúncia quando há provas robustas. A condenação do ex-presidente e sua confirmação em dois tribunais superiores independentes confirmam isso”. Taxativo, ele diz que denunciou o petista ‘pelo mesmo motivo que embasou denúncias contra outros réus da Lava Jato,  a existência de provas de um crime e de sua autoria’. “Ninguém tem prazer em acusar alguém ou ao constatar tanta corrupção no país, ainda mais quando praticada por quem deveria dar o bom exemplo”. Deltan diz que dorme com a consciência tranquila. “Sim, sempre”, completa o Estadão.

Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Pedro Zambarda de Araujo

Recent Posts

Dona de creche é presa por misturar hormônio do sono na comida das crianças

A proprietária de uma creche em Manchester (New Hampshire, EUA) foi presa sob a acusação…

37 minutos ago

Silvio Santos cobrava jornalista por não usar saia curta na TV: “Seu pai não deixa?”

A jornalista Analice Nicolau revelou detalhes de sua passagem pelo SBT Notícias Breves, exibido em…

1 hora ago

Bombeiro furta arma de quartel e mata ex-namorada e os filhos dela

Um bombeiro militar é suspeito de matar na noite de quinta-feira (16) a ex-namorada e…

1 hora ago

Lancha com 5 pessoas explode na Praia do Forte, em Cabo Frio (RJ)

Uma lancha explodiu na tarde desta sexta-feira (17) na Praia do Forte, próximo à Ilha…

2 horas ago

Marlene Mattos obrigou paquita de 12 anos ficar nua na sua frente

Cátia Paganote, ex-paquita de Xuxa Meneghel, revelou um episódio polêmico envolvendo a diretora Marlene Mattos…

2 horas ago

VÍDEO: Menino de 6 anos é resgatado de apartamento em chamas no RS

Na manhã de terça-feira (14), um menino de 6 anos foi resgatado de um apartamento…

2 horas ago