Apoie o DCM

Daniel Silveira permanecerá preso, avaliam apoiadores: derrota por mais de 300 votos

Deputado Daniel Silveira durante sessão na Câmara, antes da pandemia | Cleia Viana/Câmara dos Deputados/11-12-2019

De O Globo:

Aliados do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) já admitem que a Câmara manterá a prisão do parlamentar na sessão marcada para começar às 17h.  Os mais pessimistas calculam uma derrota por 350 votos. A poucas horas do início da votação, deputados bolsonaristas fazem um último esforço com apelos por mensagens de WhatsApp e telefonemas pela soltura do colega, mas têm recebido o silêncio como resposta. Para que a prisão seja mantida, são necessários 257 votos ou mais a favor da detenção. (…)

Presidente da Frente Parlamentar da Segurança, o deputado Capitão Augusto (PL-SP) disparou as parlamentares pela manhã uma mensagem via WhastApp  com apelo aos colegas. Com o título “05 principais fundamentos técnicos pela inconstitucionalidade da prisão do Deputado Federal Daniel Silveira”, o texto reunia declarações de advogados e do jornalista Alexandre Garcia na tentativa de conquistar votos pela soltura de Silveira. Capitão foi ignorado pela maioria dos destinatários e  reconhece a dificuldade de sucesso. (…)

Para Capitão Augusto, a falta de apoio reflete o receio dos deputados em contrariar a decisão do Supremo Tribunal Federal. Daniel Silveira foi preso na noite de terça-feira, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, após gravar um vídeo com ataques aos integrantes da Corte. No dia seguinte, por unanimidade o STF manteve a prisão do parlamentar.