Danilo Gentili defende Gusttavo Lima após sertanejo ser massacrado por receber cachês milionários de prefeituras
Após as revelações sobre o recebimento de verbas públicas por cantores sertanejos a partir de pequenas prefeituras, o comediante Danillo Gentili defendeu o Cantor Gusttavo Lima em seu Twitter.
“Se Gusttavo Lima todo ano tirasse foto apoiando o Freixo e votasse Lula a mídia estaria passando pano. Estaríamos lendo no UOL hoje mesmo “como o dinheiro de prefeituras em shows gera renda e fomenta a economia local”, comentou. “Aqui no Brasil tudo depende do lado que vc está.”
Não é a primeira vez que o funcionário do SBT se envolveu em polêmicas com bolsonaristas. Meses atrás foi acusado de fazer apologia a pedofilia por influentes membros do governo em um de seus filmes, que após este episódio passou a ser censurado para menores de 18 anos. A censura durou pouco tempo pois foi suspensa pela juíza Daniela B. Martins.
Mas o caso envolvendo cantores começou através do sertanejo Zé Neto, que assim como Gusttavo Lima é apoiador de Bolsonaro. Zé Neto fez uma crítica a cantora Anitta em um show alegando não precisar dos recursos da Lei de Rouanet. Logo depois foi descoberto que artistas sertanejos, embora enfatizarem não usar a Lei de Incentivo à Cultura, se valem de recursos públicos para dar impulso as suas carreiras.
A partir dessas revelações o Ministério Público (MP) passou a investigar os cachês pagos pelas prefeituras do RJ, MG e RR. O MP questionou qual retorno os moradores destas cidades terão com os shows desses artistas, já que em alguns casos os valores pagos são maiores que os valores investidos na cultura o ano inteiro. Além disso, passou-se a investigar a origem das verbas, que em alguns casos foram desviadas de setores como educação e infraestrutura.
A prefeitura vai até o artista e o contrata sem licitação, o que torna a captação desses recursos menos regulado do que a Lei Rouanet. Já no caso do Incentivo a Cultura é o artista quem vai atrás da prefeitura e enfrenta um processo de várias etapas para obter verba.
Se Gusttavo Lima todo ano tirasse foto apoiando o Freixo e votasse Lula a mídia estaria passando pano. Estaríamos lendo no UOL hoje mesmo “como o dinheiro de prefeituras em shows gera renda e fomenta a economia local”.
Aqui no Brasil tudo depende do lado que vc está.
— Danilo Gentili (@DaniloGentili) May 31, 2022