Apoie o DCM

Datafolha: Haddad agora tem melhor desempenho entre brasileiros de renda e escolaridade menores

Fernando Haddad, candidato presidencial do PT. Foto: Divulgação/Twitter

Da Folha

O novo candidato do PT ao Planalto, Fernando Haddad, viu o perfil do seu eleitor mudar desde o fim de agosto, quando oficialmente era apenas o vice na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril por corrupção e lavagem de dinheiro. Desde então, o ex-prefeito petista foi o candidato que mais cresceu nas pesquisas, de 4% para 13%.

Em pesquisa feita pelo Datafolha entre 20 e 21 de agosto, quando Haddad tinha 4% das intenções de voto no cenário sem Lula, seu melhor desempenho era entre eleitores com ensino superior (9%), renda mensal de mais de dez salários mínimos (9%) e mais jovens, com idades entre 25 e 34 anos (5%). No levantamento feito na última segunda (10), essas ainda eram as faixas em que ele ia melhor.

O perfil supõe uma parcela do eleitorado que, mesmo num cenário em que o PT ainda defendia a viabilidade da candidatura de Lula, já identificava que Haddad seria, de fato, o nome da legenda ao Planalto.

No levantamento divulgado nesta sexta (14), realizado após a oficialização da candidatura de Haddad, na última terça (11), Haddad já aparece com seu melhor desempenho entre eleitores que têm apenas o ensino fundamental, com renda mensal de até dois salários mínimos e com idades entre 45 e 59 anos.

Nessas faixas, Haddad, cresceu até 13 pontos percentuais. Entre os eleitores com a renda mais baixa, por exemplo, ele subiu de 3% para 16%, e entre os menos escolarizados, de 2% para 14%.

Entre as regiões, o ex-prefeito de São Paulo, que tinha 5% das intenções no Nordeste e no Sudeste no fim de agosto, cresceu para 20% e 10%, respectivamente. Ele também cresceu dez pontos entre as mulheres, de 3% para 13%, mesmo desempenho que ele tem hoje entre os homens.

(…)