Datafolha: percentual de ciristas que preferem Bolsonaro cresce

A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (09) mostra cenário de estabilidade entre os dois principais competidores do pleito presidencial de 2022. Lula (PT) manteve os 45% de intenção de voto no primeiro turno. Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, subiu dentro da margem de erro, de 32% para 34% na pesquisa de voto estimulado.
Entre os eleitores do petista, 86% estão decididos sobre o voto. Já entre os eleitores do atual presidente, a certeza do voto é de 83%. Tal percentual é típico de eleitores pouco propensos a mudar o voto.
Já Ciro Gomes e Simone Tebet patinam nas pesquisas.O pedetista caiu 2 pontos percentuais e agora tem 7%. A candidata do MDB, apesar da superexposição pós debate na TV Bandeirantes, estacionou nos 5%. Em termos factuais, o Datafolha a 23 dias da eleição mostra o enterro da terceira via.
Um dado chama a atenção na pesquisa: cresce o percentual de eleitores de Ciro Gomes que veem Jair Bolsonaro como segunda opção. No último levantamento do Datafolha, 24% dos eleitores do pedetista viam Bolsonaro como segunda opção de voto. Na pesquisa divulgada nesta sexta, esse percentual é de 30%.
Como os percentuais de outros candidatos e de Lula se mantiveram e o número de indecisos subiu de 2 para 3 pontos percentuais, Bolsonaro avança tirando votos de Ciro Gomes. Para o cientista político Dawisson Lopes, da Universidade Federal de Minas Gerais, “o crescimento de Bolsonaro aconteceu tirando votos de Ciro”.
Segundo Lopes, a pouco mais de três semanas para o primeiro turno, “o estoque de votos volúveis de Ciro e Tebet diminui, assim como o de indecisos. Assim, Bolsonaro só tem chance de reverter o quadro tirando votos de Lula diretamente”.