Apoie o DCM

Datafolha: Russomanno lidera isolado corrida para a prefeitura de SP

Da Folha:

 

Faltando um mês para o início da campanha eleitoral, o deputado federal Celso Russomanno, do PRB, lidera de maneira isolada a disputa pela Prefeitura de São Paulo e venceria todos os seus adversários em simulações de segundo turno, de acordo com o Datafolha.

O pré-candidato do PRB tem 25% das intenções de voto, à frente das ex-prefeitas Marta Suplicy (PMDB), com 16%, e Luiza Erundina (PSOL), com 10%. O prefeito Fernando Haddad (PT), que vai tentar a reeleição, aparece com 8%, em empate técnico com o tucano João Doria, que tem 6%.

Marco Feliciano (PSC) foi citado por 4% dos eleitores ouvidos pelo instituto e Andrea Matarazzo (PSD), por 3%. Brancos e nulos somam 19% e outros 4% não souberam opinar. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa, que ouviu 1.092 pessoas, foi realizada entre a terça (12) e a quarta-feira (13).

O Datafolha também pesquisou o cenário eleitoral na capital sem a candidatura de Russomanno. O deputado do PRB, partido ligado à Igreja Universal, pode ser impedido de concorrer caso o Supremo Tribunal Federal confirme condenação dele por peculato (desvio de dinheiro público).

Ele foi acusado de empregar uma funcionária de seu gabinete na Câmara como gerente de sua produtora de vídeo em São Paulo. Se os juízes mantiverem a decisão, ele pode ser enquadrado como ficha suja. O julgamento deve acontecer no início de agosto.

Sem Russomanno na disputa, a liderança fica com Marta, com 21%, seguida por Erundina, com 13%, e Haddad, com 11%. Doria aparece com 7% e Matarazzo e Feliciano estão empatados com 5%.