Apoie o DCM

Datafolha: Violência é o maior problema na cidade de SP, avaliam moradores

Avenida Paulista, a principal rua da cidade de São Paulo. Foto: Getty Images

A violência se tornou o principal problema na cidade de São Paulo, na opinião dos moradores. É a primeira vez em 11 anos que o tema de segurança vem demostrando mais preocupações aos paulistanos do que os atendimentos da área da saúde, que costumava ficar no topo da lista de problemas da capital, segundo a nova pesquisa do Datafolha.

O levantamento indica quais os temas podem pautar o debate eleitoral em 2024, quando a próxima gestão da prefeitura de São Paulo será eleita. Segurança, saúde e transporte coletivo aparecem como as principais preocupações da população. Em comparação com a última vez em que a pesquisa foi feita, em 2020, a preocupação com a violência na capital paulista cresceu dez pontos percentuais, de 12% para 22%.

A preocupação com segurança é maior entre moradores do centro, onde 32% dizem que esse é o maior problema da cidade. A aglomeração de usuários de drogas cresceu entre abril e julho e eles se dispersaram por uma área mais ampla da região, que ficou marcada por diversos tumultos nos últimos meses, como um ônibus que foi atingido por uma bala perdida, confusão entre lojistas e dependentes químicos, protestos e saques.

Moradores que com possuem entre 25 e 34 anos e fizeram ensino superior são os que mais se pronunciam sobre a violência como principal problema da cidade. Essa foi a preocupação principal para 32% dos entrevistados nesse quesito, proporção que cai para 17% e 18% entre pessoas que fizeram apenas o ensino fundamental e médio.

Gráfico Datafolha. Foto: Reprodução
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link