Apoie o DCM

De volta aos anos 80: PIB do Brasil tem pior década em 120 anos

Do G1:

Dinheiro: Notas de real. Foto: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

A dimensão exata do tombo da economia em 2020 será conhecida nesta quarta-feira (3) com a divulgação dos dados oficiais do Produto Interno Bruto (PIB) – mas já se sabe que o desempenho do Brasil na década foi o pior já registrado em 120 anos.

Considerando a expectativa de tombo da ordem de 4% no ano passado, o Brasil fechou o período entre 2011 e 2020 com um crescimento médio anual de apenas 0,3%, segundo cálculos do economista Claudio Considera, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).

Até então, a pior década econômica tinha sido a observada nos anos 1980, período chamado de “década perdida”, quando o PIB brasileiro avançou em média 1,6% ao ano no período.

(…)

.x.x.x.

PS do DCM: A década perdida é um termo que remonta aos anos 80, com o Brasil mergulhado numa crise financeira sem precedentes, com inflação nas alturas, descontrole de preços e carestia, além da dívida externa.

Não era de se esperar algo diferente agora que o país elegeu um pangaré estúpido e ligado a milicianos para presidente da República como Jair Messias Bolsonaro.