Apoie o DCM

De volta das trevas, Aécio Neves ameaça com candidatura ao governo de Minas em 2026

Deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG). Foto: Agência Brasil

O nome de Aécio Neves (PSDB) voltou a circular com força nos bastidores da política mineira. O deputado federal tem recebido uma romaria de prefeitos em seu gabinete e ganhado apoio de aliados entusiasmados com pesquisas internas que indicam seu crescimento na disputa pelo governo de Minas Gerais em 2026. Apesar disso, publicamente, Aécio evita confirmar qualquer intenção de candidatura e repete que “uma decisão certa tomada na hora errada pode se transformar numa decisão errada”.

O evento em homenagem aos 40 anos da morte de seu avô Tancredo Neves, que acontece nesta segunda-feira (21) em São João Del Rei, é apontado como um termômetro da força política de Aécio no estado. Tucanos acreditam que ele pode ser o nome capaz de dar novo fôlego ao PSDB, que prepara uma fusão com o Podemos para fortalecer sua presença nacional.

Nas pesquisas mais recentes, o senador Cleitinho (Republicanos) aparece liderando os cenários estimulados, seguido por nomes como Alexandre Kalil (Republicanos) e Rodrigo Pacheco (PSD). Aécio não foi incluído nos últimos levantamentos divulgados, mas na pesquisa espontânea da Paraná Pesquisas, 79,9% dos entrevistados não souberam indicar um candidato, o que abre margem para candidaturas em construção, como apontam seus aliados.

A possível candidatura de Aécio ao Palácio Tiradentes também é vista como estratégica para a sobrevivência do PSDB, que perdeu força nos últimos anos. Ex-governador de Minas entre 2003 e 2010, Aécio ainda mantém influência regional e pode ser peça-chave para reposicionar o partido no cenário nacional. Com informações do Estadão.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line