Apoie o DCM

Decote de deputada chama a atenção na posse e pode virar caso de polícia: ameaças de estupro na rede social

Deputada Ana Paula da Silva (Foto: Reprodução)

Do NSC Total:

Numa posse histórica para as mulheres de Santa Catarina, que nunca tiveram um número tão grande de representantes na Assembleia Legislativa – ainda que sejam apenas cinco – o principal assunto envolvendo as deputadas foi o macacão usado por Ana Paula da Silva, a Paulinha (PDT), durante a cerimônia. A 5ª parlamentar mais votada do Estado virou alvo de críticas devido ao decote.

A divulgação das fotos nas redes sociais rendeu uma série de comentários ofensivos. Inclusive nas páginas mantidas pela própria deputada. Neste sábado, ela informou que sua equipe precisou mediar as mensagens, que chegaram a fazer menção a estupro. Paulinha fez cópia dos comentários e avalia, agora, se vai levar os ofensores à Justiça.

(…)

Em entrevista à coluna, diz que se surpreendeu com a repercussão do decote. E afirmou que é um momento para se discutir o machismo e a presença da mulher na política.

Qual foi sua reação aos comentários?

Printamos (copiamos) e vamos avaliar. Os mais maliciosos eu fiz questão de apagar, porque nenhuma mulher merece receber esses comentários. Não acho que estava inadequado. Temos um fórum suprapatidário de mulheres, e conversamos sobre isso depois. A participação das mulheres na política é tão minúscula, somos tão poucas, por isso causamos essa reação. Mulheres se vestem de todas as maneiras, só que não estão representadas no poder.

(…)

A escolha da roupa foi um protesto?

Não exatamente um protesto, mas uma forma de dizer que sou mulher e que represento muitas, todas, e temos liberdade e independência sobre nossas escolhas. Sou feminista convicta e transmito esse recado quando tenho essa oportunidade. O recado foi dado, mulheres estão na política e a sociedade tem que se acostumar com elas como são. Tem questões muito mais importantes para a Assembleia Legislativa discutir.