DeepSeek é bloqueado nas lojas de apps da Apple e do Google na Itália

O aplicativo chinês de inteligência artificial DeepSeek teve seu acesso bloqueado nas lojas de apps da Apple e do Google na Itália nesta quarta-feira (29). O bloqueio ocorreu um dia após a autoridade de proteção de dados do país, conhecida como Garante, exigir informações sobre o uso de dados pessoais pela empresa.
Além da Itália, a Comissão de Proteção de Dados da Irlanda afirmou que também pediu informações do DeepSeek sobre processamento de dados em relação aos usuários irlandeses. O DeepSeek lançou um assistente de IA gratuito que, segundo a empresa, usa menos dados e oferece preços mais baixos do que os concorrentes. Na segunda-feira (27), o assistente havia ultrapassado o aplicativo norte-americano ChatGPT em downloads na loja de aplicativos da Apple.
Na App Store, os clientes italianos eram informados de que o DeepSeek “atualmente não está disponível no país ou na área em que você se encontra”. Já na plataforma de aplicativos do Google, a mensagem dizia que o download do aplicativo “não é suportado” na Itália.
