Apoie o DCM

Defensoria pede mais aeronaves a Dino para socorrer yanomamis

Aeronava da FAB em missão humanitária na TIY Reprodução/Twitter

 

A Defensoria Pública da União (DPU) enviou um ofício, nesta segunda-feira (30), ao ministro da Justiça, Flávio Dino, e a José Múcio, da Defesa, pedindo um reforço na quantidade de aviões, helicópteros e apoio logístico na Terra Indígena Yanomami, segundo a coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo.

Os yanomamis passam por uma crise de desnutrição grave, infecções respiratórias e malária. No último dia 20 de janeiro, o Ministério da Saúde decretou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional para combater a desassistência aos indígenas, e enviou uma equipe da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) para Boa Vista (RR).

“Percebeu-se a absoluta insuficiência do número de aeronaves disponíveis para a distribuição de alimentos e medicamentos. Enquanto se atendia apenas a região do Surucucu [umas das mais impactadas pela crise sanitária], por exemplo, lideranças das aldeias do Auaris [quase na fronteira com a Venezuela] clamavam por socorro imediato sem perspectiva de atendimento por falta de aeronaves”, diz a DPU.

O órgão solicita ao governo federal o envio de um contingente maior de aviões para atender comunidades na região de Auaris, além da disponibilização de mais helicópteros para realização de uma busca ativa em todo o Território Yanomami, garantindo que os indígenas tenham direito à alimentação e saúde.

“O que a Defensoria Pública da União tem verificado é a necessidade de uma resposta ainda mais efetiva e estruturada, com uma maior mobilização das Forças Armadas para o auxílio logístico a profissionais da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai). Caso isso não ocorra, estaremos diante de uma tragédia sem proporções”, destaca o documento.

A defensoria pede, portanto, o aumento de agentes da Força Nacional de Segurança para prestar apoio nas operações.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link