Defesa Civil testa novo sistema de alerta em celulares no Nordeste

O governo federal realizou neste sábado (14) os primeiros testes do novo sistema Defesa Civil Alerta em 36 cidades do Nordeste. A ação faz parte da ampliação da estratégia nacional de prevenção a desastres e antecede o início oficial da operação, previsto para 18 de junho.
Durante a simulação, foram enviadas mensagens de teste para celulares com alerta visual e sonoro, mesmo quando os aparelhos estavam no modo silencioso. Não é necessário cadastro para receber os avisos. O sistema já está em funcionamento desde dezembro de 2024 nas regiões Sul e Sudeste.
A previsão do governo é que ele seja expandido para as regiões Norte e Centro-Oeste nos próximos meses e atinja cobertura nacional até o fim de 2025. A simulação no Nordeste teve monitoramento em tempo real por técnicos da Defesa Civil Nacional e contou com apoio das defesas civis estaduais.
Entre as cidades que participaram do teste estão as capitais Salvador, Fortaleza, São Luís, João Pessoa, Recife, Teresina, Natal, Maceió e Aracaju, além de municípios do interior como Caruaru (PE), Vitória da Conquista (BA), Imperatriz (MA), Coremas (PB) e São Gonçalo do Amarante (RN), entre outros. As mensagens foram disparadas com intervalo de um minuto e informavam que se tratava de uma demonstração do novo sistema de alerta.
Neste sábado, estive no Cenad, o nosso Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres. Lá, demos início a mais uma etapa do Defesa Civil Alerta. Este sistema faz o envio de alertas em tempo real para telefones celulares de moradores de regiões que estejam em situações de… pic.twitter.com/m8lK1fOSje
— Lula (@LulaOficial) June 14, 2025
