Defesa de Bolsonaro em debate faz Nise Yamaguchi ser lembrada na web

O nome “Nise Yamaguchi” entrou nos assuntos mais comentados do Twitter após comentário do presidente Bolsonaro (PL). A declaração ocorreu no debate da Band na noite deste domingo (28) entre os presidenciáveis, em resposta a senadora Simone Tebet (MDB).
Nise Yamaguchi é médica e durante a pandemia do Coronavírus foi uma das principais defensoras da cloroquina e da sua derivada, a hidroxicloroquina, mesmo que pesquisas já tenham demonstrado que essas substâncias, usadas normalmente contra lúpus, malária e artrite reumatoide, não funcionam contra a doença.
A médica é próxima do presidente Jair Bolsonaro (PL) e teve diversas reuniões para tratar da cloroquina. Os dois defendem seu uso em um suposto tratamento precoce da Covid-19. O caso foi relembrado pelos internautas.
"Quem tem algo contra Nise Yamaguchi?"
"Quem tem algo contra Mayra Pinheiro?"Ei MENTIROSO DA REPÚBLICA! Aqui temos pequenos dois exemplos mostrando o que elas fizeram durante a pandemia. #DebateNaBand pic.twitter.com/VhcX85fYjI
— Desmentindo Bolsonaro (@desmentindobozo) August 29, 2022
Ao falar da Nise Yamaguchi, faltou a @simonetebetbr falar que a médica defendia o uso de cloroquina para o tratamento da covid mesmo depois que o mundo já tinha certeza que o medicamento não serve pra tratar a doença.
— Juliana Dal Piva (@julianadalpiva) August 29, 2022
A @simonetebetbr foi brilhante na pergunta a Bolsonaro mostrando as sucessivas ataques de misoginia do presidente. Bolsonaro disse que ela não havia sido solidária com a médica Nise Yamaguchi. Simone disse que foi sim. O debate quem perdeu foi Bolsonaro. #oglobonaseleicoes
— Míriam Leitão (@miriamleitao) August 29, 2022