Apoie o DCM

Delegado que fez buscas contra Salles é dispensado de função de chefia na Polícia Federal

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Delegado da Polícia Federal Franco Perazzoni foi dispensado, na última quinta (17), da função de chefe da Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros do Distrito Federal.

LEIA – MP pede ao TCU afastamento de Ricardo Salles

Esse afastamento aconteceu menos de um mês depois de ele chefiar a operação que fez buscas em endereços do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Batizada de Akuanduba, a operação liderada por Perazzoni apura se o ministro atuou em favor de madeireiros que exportaram matéria-prima de maneira ilegal. O delegado, apesar da decisão, continua à frente da investigação envolvendo Salles.

LEIA MAIS – Após operação da PF, Salles desistiu de falar com Centrão sobre candidatura em 2022

A remoção do delegado da função de chefia foi vista por grande parte de seus pares como uma represália pela investigação contra Salles. De acordo com fontes da PF, a decisão de tirar Perazzoni da função de chefia foi da própria Superintencia do DF e não da direção-geral do órgão.

Não é a primeira mudança na PF ligada a ações contra o ministro do Meio Ambiente. Um dia após apresentar uma noticia-crime contra Salles no Supremo Tribunal Federal, o superintendente da PF no Amazonas, Alexandre Saraiva, foi afastado dessa função e removido para Volta Redonda (RJ).

Com informação de Bela Megale no Globo.