Apoie o DCM

Demissão em novela expõe erros da Globo; entenda

Cena da demissão na novela “Vale Tudo”. Foto: Reprodução/TV Globo

O episódio recente de “Vale Tudo”, adaptado por Manuela Dias, trouxe à tona novos erros na trama, especialmente na caracterização dos personagens e na construção da narrativa. No capítulo, Mario Sérgio (Thomás Aquino) é demitido da Tomorrow e expulso de casa após confrontar Renato (João Vicente de Castro) e Solange Duprat (Alice Wegmann) sobre o namoro deles.

Mario, que se mostrou o único correto ao questionar os relacionamentos e acusações de assédio, acaba sendo chamado de “hipócrita” e “invejoso”, mas seu comportamento genuíno coloca Renato em uma posição vulnerável.

Ao longo da cena, Mario expõe Renato e Solange, afirmando que ele está sendo um assediador e que, se algo der errado, a culpa será de Solange. Enquanto isso, outros personagens, como Sardinha (Lucas Leto), ficam do lado de Solange, mas sem conseguir mudar a situação. Com a demissão, Mario busca um advogado, mas Renato corre o risco de ser acusado de assédio.

Segundo a coluna Gente da revista Veja, o episódio enfraquece a personagem Solange, que na versão original tinha mais coerência, e faz o público se solidarizar com Mario, que, embora tenha perdido a casa e o emprego, não perdeu a simpatia do público. O episódio também destaca os erros na adaptação.