Apoie o DCM

Demolições em São Paulo batem recorde em 2025 sob Nunes

Imagem aérea mostra o desmatamento no antigo Bosque dos Salesianos, localizado na zona oeste de São Paulo. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Paulo registrou um número recorde de alvarás concedidos para demolições em 2025, com 3.824 autorizações. Isso representa uma alta de 10% em relação a 2024 e uma impressionante elevação de 74% desde 2021, quando Ricardo Nunes (MDB) assumiu a prefeitura.

A média de demolições diárias é de pelo menos dez imóveis, com bairros como Pinheiros e Vila Mariana, que concentram 43% dos alvarás emitidos, se destacando no processo. Essas áreas são altamente valorizadas devido à proximidade com estações de metrô e corredores viários, além de estarem entre os bairros mais procurados para investimentos imobiliários.

O aquecimento do mercado imobiliário é apontado como um dos principais motores desse aumento, com uma relação direta entre demolições e lançamentos imobiliários. A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento vê esses dados como reflexo do dinamismo do setor, apontando o crescimento constante dos processos nos últimos anos.

Levantamento oficial revela as regiões com maior número de demolições autorizadas desde 2015. Foto: Divulgação

 

O DCM recebeu a presente nota da Prefeitura de São Paulo:

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) informa que os resultados refletem os objetivos e diretrizes do Plano Diretor Estratégico (PDE) de 2014 e da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (Lei de Zoneamento) de 2016, que estabelecem como prioritárias para o maior adensamento construtivo e populacional as áreas localizadas no entorno de estações de transporte público de média e alta capacidade.