Apoie o DCM

Depois da chuva, o frio: temperaturas despencam no RS essa semana

Resgates de vitimas da enchente do Guaíba (RS). Foto: Evandro Leal/Agência Enquadrar/Folhapress

O Rio Grande do Sul, já castigado pelas chuvas torrenciais desde o fim de abril, está prestes a enfrentar uma onda de frio, prevista para chegar ao estado gaúcho na próxima quarta-feira.

O Comando Militar do Sul alertou no último domingo que há previsão de uma queda de temperatura de até 10°C em algumas regiões, o que pode aumentar os casos de hipotermia entre as pessoas isoladas pelas chuvas, tornando ainda mais desafiadoras as operações de resgate.

Os militares também informaram que, apesar da previsão de uma janela de bom tempo entre domingo e esta terça-feira, ainda são esperadas chuvas fortes em algumas áreas do extremo sul do estado hoje.

Segundo o CMS, o resgate e a distribuição de alimentos e outros donativos são as prioridades neste momento. Dos 844.673 moradores afetados no estado, 115.844 estão desalojados, e 18.487 encontram-se em abrigos.

O boletim mais recente da Defesa Civil – divulgado às 18h deste domingo (5) – indica que há 78 mortes confirmadas e pelo menos mais quatro em investigação. O número de feridos é de 175, e há 105 desaparecidos.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link