Depois da “escolha muito difícil”, Estadão denuncia ataques de Bolsonaro ao STF

Em novo editorial, publicado nesta segunda-feira (2), o jornal Estado de S. Paulo denuncia os ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Supremo Tribunal Federal (STF). Nem parece que, nas eleições de 2018, o Estadão se isentou na disputa entre Fernando Haddad (PT) e o atual mandatário da República, dizendo ser “muito difícil” ter que escolher entre os dois.
Menos de quatro anos depois, o jornal se mostra totalmente contrário à crise que Bolsonaro causou entre Executivo e Judiciário, reconhecendo que o STF está “sob ataque” e que “o momento é gravíssimo”.
“O País não assistia a uma afronta tão desabrida à instância máxima do Poder Judiciário desde o conflituoso mandato do presidente Floriano Peixoto (1891-1894)”, diz o texto, intitulado “O papel do Supremo na democracia”.
“Nas noites em que consegue dormir, Jair Bolsonaro decerto sonha com esse ambiente caótico, beirando a distopia, em que a força até mesmo das armas prevalece sobre o diálogo e as leis. Uma sociedade conflagrada, sem um ‘árbitro’ reconhecido por todos como a autoridade apta a ‘guardar’ as regras do jogo, é tudo o que o presidente da República quer para exercitar seus delírios de poder.”
O artigo se encerra com um apelo para que os brasileiros se mobilizem contra o autoritarismo de Bolsonaro. “A sociedade brasileira precisa se erguer contra esses ataques à autoridade do Supremo. Errando ou acertando em suas decisões, um STF íntegro do ponto de vista institucional é o último refúgio antes da barbárie”, conclui.
Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link