Apoie o DCM

Depois de 15 anos de esquerda, Lacalle Pou assume presidência do Uruguai

Lacalle Pou, novo presidente do Uruguai. Foto: AFP

Da AFP.

O Uruguai encerra, neste domingo (1), 15 anos de governos de esquerda com a posse do liberal Luis Lacalle Pou, que assume a presidência com a promessa de diminuir os gastos públicos, reduzir a insegurança e facilitar a imigração.

“Eu, Luis Lacalle Pou, comprometo-me, por minha honra, a cumprir a posição que me foi confiada e a defender a Constituição da República”, disse o novo presidente, conforme estabelecido no artigo 158 da Magna Carta, perante o ex-presidente José Mujica, que prestou juramento em seu cargo de presidente da Assembleia Geral, cargo que após o compromisso passou para a nova vice-presidente Beatriz Argimón.

A primeira parte da cerimônia de posse no Palácio Legislativo, sede do Parlamento, começou com a interpretação do hino nacional pela soprano Luz del Alba Rubio, acompanhada pelo coro público nacional.

O líder de centro-direita do Partido Nacional (PN), que conseguiu derrotar a Frente Ampla (FA, esquerda) com uma coalizão de cinco forças políticas que vão do centro até uma direita mais radical, fez um discurso aos legisladores, antes de se encaminhar para o Plaza Independencia em um Ford V8 de 1937, que pertencia ao seu bisavô Luis Alberto de Herrera, um líder histórico do PN. O veículo também foi usado por seu pai, ex-presidente Luis Alberto Lacalle (1990-1995), no dia em que assumiu.

Lacalle Pou, advogado de 46 anos que foi legislador por duas décadas, chega à presidência em sua segunda tentativa depois de derrotar o candidato oficialista Daniel Martínez em novembro, por uma diferença de 1,5% dos votos.

(…)