Deportado dos EUA, homem desaparece após fuga de UPA em MG

O brasileiro Iago Queiroz Costa, de 32 anos, desapareceu neste sábado (25) após fugir de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Ele havia retornado ao país em um voo de deportação dos Estados Unidos, ocorrido na quarta-feira (22), e apresentava sinais de surto psicótico e delírios, segundo o Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC).
De acordo com o órgão, Iago recebeu atendimento psicológico ao desembarcar em Confins e foi encaminhado para avaliação médica. Após recomendação da Superintendência do Ministério da Saúde em Minas Gerais, o SAMU o levou até a UPA de Vespasiano, onde ficou internado. Entretanto, segundo a unidade, ele fugiu durante a madrugada e não foi mais localizado.
A família informou nas redes sociais que o homem havia sido detido nos EUA desde agosto e passou por cinco centros de detenção antes de ser deportado. Parentes afirmam que a última vez em que foi visto foi no Aeroporto de Confins e pedem ajuda nas buscas, que estão sendo realizadas pela Polícia Civil de Minas Gerais.
O MDHC informou que acionou o Ministério Público, a Defensoria Pública e a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão para acompanhar o caso. Até o momento, a Polícia Civil não se manifestou sobre as investigações, e Iago segue desaparecido.
