Deputada do RS perde casa em meio à tragédia: “É difícil de assimilar”

A deputada federal Franciane Bayer (Republicanos-RS) perdeu sua própria casa com a catástrofe no Rio Grande do Sul. Ela deixou o imóvel em Canoas na última sexta (3), acompanhada do marido, dois filhos adolescentes e os animais de estimação após passar a tarde erguendo os móveis para tentar salvá-los.
A parlamentar se abrigou na casa da mãe, em Porto Alegre, e teve que ser resgatada de barco nesta segunda (6). “É um cenário que a gente nunca viu e nunca imaginou. A gente não consegue compreender o que está acontecendo. Às vezes, é difícil de assimilar. As casas de muitas pessoas não estavam em região de risco ou em área ribeirinha”, afirmou à coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo.
Bayer tem sido criticada por eleitores do estado por não ter destinado emendas parlamentares do orçamento de 2024 para a prevenção de desastres, mas alega que “ninguém ia prever algo nesse nível”. “Precisamos pensar em políticas públicas para o cuidado do meio ambiente, mas já vi recurso ser investido em estudo que virou um relatório de muitas páginas, sem nenhuma ação efetiva que resolvesse isso”, prossegue.
A deputada diz que o estado vive um cenário que ninguém “nunca viu e nunca imaginou” e que só agora consegue entender o sofrimento de quem perdeu tudo na tragédia. “Como ser humano, a gente começa a entender um pouquinho da dor do outro. Hoje entendo que só sentindo o que é perder para entender”, aponta.