Deputado bolsonarista cobra explicação dos EUA por construção de embaixada em Brasília

Na última quinta-feira (31), o deputado federal Filipe Barros (PL-PR), líder da oposição na Câmara dos Deputados, declarou que pretende formalizar um pedido de explicações à embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley, sobre o novo edifício da embaixada estadunidense em Brasília.
Em construção, a obra custará cerca de R$ 3,5 bilhões (US$ 623 milhões) e terá 22 mil metros quadrados, incluindo uma área subterrânea de nove andares, o que despertou questionamentos do parlamentar sobre sua necessidade e função.
“Por se tratar de questão de soberania nacional, estou protocolando um pedido de esclarecimento para a Embaixada Americana explicar ao povo brasileiro o porquê da necessidade de uma estrutura tão grande com 9 andares subterrâneos”, escreveu Barros na rede social X, antigo Twitter. O deputado solicitou informações detalhadas, como valores e a planta do novo prédio, além da finalidade das áreas subterrâneas.
A embaixada dos EUA não se manifestou sobre o pedido até o momento, mantendo, supostamente por motivos de segurança, sigilo sobre o conteúdo dos andares subterrâneos. O parlamentar bolsonarista argumenta que, sendo a obra financiada pelo governo dos Estados Unidos e localizada no território brasileiro, o tema é de interesse público e de relevância para a soberania nacional.
Por se tratar de questão de soberania nacional, estou protocolando um pedido de esclarecimento para a Embaixada Americana explicar ao povo brasileiro o porquê da necessidade de uma estrutura tão grande com 9 andares subterrâneos.
— Filipe Barros ?? (@filipebarrost) October 31, 2024
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line
