Deputado bolsonarista cria capela na Alesp para contrariar decisão do Ministério Público

O deputado estadual Gil Diniz (PL-SP) construiu uma capela em seu gabinete na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) após o Ministério Público proibir a menção a Deus no início de sessões legislativas. A medida contraria decisões recentes do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), que considerou inconstitucional a frase “sob a proteção de Deus iniciamos nossos trabalhos” em diversas instâncias legislativas, incluindo assembleias e câmaras municipais.
O bolsonarista afirmou que a capela será disponibilizada para parlamentares e servidores realizarem missas e outras celebrações religiosas assim que a obra for concluída. No quarto andar da Alesp, onde fica seu gabinete, a transformação do espaço está em andamento, incluindo a troca do piso e a montagem do altar para que o ambiente se assemelhe a uma igreja.
“A Assembleia Legislativa de São Paulo não tem uma capela católica para celebrações como missas e terços. Então, resolvemos ceder o espaço aqui no gabinete para termos uma capela privada, onde todos os assessores e deputados poderão participar de celebrações religiosas”, disse Gil Diniz.
O bolsonarista também alegou ver “com preocupação esse movimento do MP e de desembargadores que retiram ‘sob a proteção de Deus'”. “Não acho que isso afete a laicidade do Estado. O próprio preâmbulo da Constituição Federal diz que ela foi promulgada ‘sob a proteção de Deus’. De certa maneira, [a construção da capela] é uma resposta a esses ateus, a esses inimigos dos cristãos, dos católicos”, declarou.
Um pequeno espaço para celebrar nossa fé dentro da Assembleia Legislativa! Nossa Senhora prometeu em Fátima: “Por fim, meu Imaculado Coração Triunfará!”https://t.co/6JtBzn8IOE pic.twitter.com/IjakLsbC2S
— Gil Diniz (@carteiroreaca) May 22, 2024