Apoie o DCM

Deputado que assediou Isa Penna deve ter mandato suspenso por seis meses

Da coluna de Mônica Bergamo

Vídeo mostra deputado Fernando Cury passando a mão no seio da deputada Isa Penna, durante sessão da Alesp – Reprodução

O deputado estadual Emídio de Souza (PT), relator do processo na Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) no julgamento do deputado Fernando Cury (Cidadania), propôs em seu parecer a suspensão do mandato parlamentar de Cury pelo prazo de seis meses.

No parecer, ele afirma que o comportamento de Cury “é inaceitável” e “inadequado”. Emídio também propõe que durante esse período seja “suspensa a percepção de qualquer subsídio pelo parlamentar e vantagens dele decorrentes.”​

No fim de 2020, em sessão na Alesp, Cury se aproximou da deputada Isa Penna (PSOL) por trás e apalpou os seios dela.

“O comportamento do denunciado, deputado Fernando Cury em relação a denunciante, deputada Isa Penna na sessão extraordinária do dia 16/12/2020 é inaceitável por ofender de maneira grave seu inviolável direito de não ter o seu corpo tocado por quem não foi, expressamente, por ela autorizado”, diz Emídio.

No documento, o parlamentar também afirma que os “esforços da defesa não lograram superar a nitidez das imagens” que foram transmitidas pela TV Alesp. “Nem mesmo a contratação de notório perito para examinar as referidas imagens conseguiu tal proeza”, diz Emídio. (…)