Deputado viaja para ver Cunha com dinheiro público e diz que foi “visita natalina”
O deputado Carlos Marun, do PMDB do Mato Grosso, usou verba pública para visitar seu ex-chefe Eduardo Cunha no Complexo Médico-Penal de Pinhais, no Paraná.
O caso foi revelado pelo Globo. O dinheiro da cota para exercício de atividade parlamentar não pode ser usado para ressarcir gastos pessoais.
Na sessão de cassação de Cunha, Marun foi de fidelidade canina. Criticou os colegas que “viraram casaca” e abandonaram Eduardo. “Passei a conhecer um pouco mais o ser humano a partir desse processo”, disse.
Em nota explicado sua viagem, Marun afirma que ela “não teve caráter político, tendo sido uma visita natalina de caráter solidário”.
Confira:
Em relação à visita que fiz no dia 30/12 ao ex-deputado Eduardo Cunha, tenho a declarar o que se segue:
1) Mesmo eu tendo conhecido o ex-deputado em função do meu mandato parlamentar;
2) Mesmo tendo a visita despertado o interesse da grande imprensa nacional e sido objeto de matérias nos principais jornais do país;
3) A mesma não teve caráter político, tendo sido uma visita natalina de caráter solidário;
4) Assim sendo, tendo sido alertado pelo jornal O GLOBO a respeito do assunto, decidi assumir em caráter particular as despesas da mesma, em conformidade com o que se segue:
• Hospedagem: R$ 154,35
• Passagem: R$ 1.088,27
5) Declaro ainda considerar que isto demonstra a absoluta transparência da Câmara Federal no trato das despesas do exercício dos mandatos parlamentares.