Apoie o DCM

Deputados da oposição avaliam elaborar pedido de impeachment contra Bolsonaro

Da Folha

Bolsonaro (Evaristo Sa/AFP)

Os líderes dos partidos de oposição na Câmara dos Deputados remarcaram para a próxima terça-feira, dia 6 de agosto, reunião para definir estratégia conjunta contra o presidente Jair Bolsonaro. Os deputados avaliam desde acionar o STF (Supremo Tribunal Federal) até um pedido de impeachment.

A reunião estava marcada inicialmente para esta terça-feira (30), mas foi adiada em uma semana. Foram convidados os líderes na Câmara da Oposição (Alessandro Molon), Minoria (Jandira Feghali), PT (Paulo Pimenta), PSB (Tadeu Alencar), Rede (Joenia Wapichana), PC do B (Daniel Almeida), Psol ( Ivan Valente) e PDT (André Figueiredo).

(…)

O líder do PT, Paulo Pimenta, defende que se o STF e o Congresso Nacional não reagirem, os líderes da oposição devem elaborar um pedido de impeachment contra Jair Bolsonaro.

A solicitação de impedimento também é tratada como uma possibilidade pelo líder do Psol, Ivan Valente.

“A esquerda deve tomar atitude mais ofensiva em relação ao Bolsonaro, vou propor isso na reunião. Agora qual instrumento vamos ter que qualificar ali na hora a correlação de forças para tomar uma posição comum. Não está descartado acionar o Supremo Tribunal Federal, o Ministério Público e até um pedido de impeachment”, disse o deputado do Psol.

(…)