Deputados do PSOL questionam ministérios sobre avião misterioso dos EUA

Três deputados federais do PSOL protocolaram requerimentos de informação exigindo explicações dos ministérios da Defesa e dos Portos e Aeroportos sobre a entrada e pouso de um avião misterioso dos Estados Unidos em Porto Alegre. A aeronave, um Boeing 757 não identificado frequentemente associado à CIA, pousou no Aeroporto Salgado Filho nesta terça-feira antes de seguir para Guarulhos (SP). A iniciativa é liderada pela deputada Fernanda Melchionna (RS), com assinatura de Glauber Braga (RJ) e Sâmia Bomfim (SP).
Os parlamentares demandam detalhes sobre a natureza da missão, se houve pedido formal do governo americano e quais os termos do acordo. “A presença de aeronave pertencente à força aérea estrangeira em território nacional, sem informações públicas claras acerca de sua missão, levanta preocupações relevantes que merecem ser sanadas”, afirma o documento. O trio também questiona a identidade dos ocupantes e se houve transporte ou desembarque de cargas ou equipamentos.
Os deputados indagam ainda se a ANAC foi previamente notificada, qual procedimento adotado para o pouso e se a aeronave apresentou plano de voo e documentação regular exigida pela legislação brasileira. Caso as pastas classifiquem informações como sigilosas, deverão justificar o motivo com base na lei de acesso à informação.