Apoie o DCM

Deputados que apoiavam Maia trocam de lado e já declaram voto em Lira, aliado de Bolsonaro

O deputado Arthur Lira (PP) conversa com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM)

Do Globo:

Apesar de o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e de Arthur Lira (PP-AL), candidato ao posto, terem anunciado que têm ao lado blocos partidários com cerca de 30% da Casa — no caso de Maia, o nome que ele vai apoiar na disputa —, dissidências já começam a se formar.

Maia, que teve a reeleição barrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), formou um grupo com DEM, PSL, MDB, PSDB, DEM, Cidadania e PV, em um total de 157 deputados, com base na bancada eleita em 2018. No PSL, no entanto, o apoio do presidente Jair Bolsonaro a Lira já começou a dar resultados.

— Lira está alinhado com o presidente Bolsonaro e já disse que botará para votar as pautas do governo. Algumas pessoas argumentam que ele responde a processos. Mas, processos na Justiça, muitas pessoas têm. Caso ele seja condenado, tem que pagar, mas não se pode prejulgar — afirmou o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), da ala bolsonarista do partido.

Luiz Lima (PSL-RJ), por sua vez, não apenas declara o voto em Lira como articula para ele o apoio do PSB, junto com o socialista Felipe Carreras (PE). — Como vice-líder do governo, sigo Bolsonaro. Também acho que Lira terá mais diálogo com os deputados, porque hoje a decisão da pauta está muito centralizada na presidência — afirmou Lima.

(…)