Apoie o DCM

Derrotados na Justiça, Folha e Globo querem manter tribunal da mídia contra Lula, diz PT

Lula. Reprodução

O PT divulgou, em seu site oficial, uma nota contra a nova campanha dos jornais Folha e Globo contra o ex-presidente Lula.

De acordo com o partido, se reabriu o “tribunal da mídia” contra o petista.

Os veículos tentam apresentar como processos em aberto os casos em que Lula já foi inocentado.

Leia abaixo:

Em seus editoriais de hoje, Folha e Globo tentam restabelecer o tribunal da mídia contra Lula. Depois de liderar a campanha de mentiras da Lava Jato, não se conformam diante da inocência do ex-presidente, proclamada em 17 decisões judiciais, inclusive pelo STF, de forma inapelável. Invertem o princípio consagrado na Constituição, para seguir aplicando a Lula uma presunção de culpa que nunca foram capazes de demonstrar com fatos.

A Folha se agarra a uma tese esdrúxula, de que não teria havido julgamento do “mérito” das mentiras da Lava Jato que a mídia criou e reproduziu. Tenta reduzir a inocência de Lula a “questões de técnica judicial”. Vamos desenhar pra Folha entender: quando a Justiça rejeita uma denúncia por ausência de “justa causa”, por falta de fundamento, o mérito está julgado. Quando é feita de forma ilegal, é a denúncia que não presta.

O Globo segue lamentando o fim da Lava Jato, liderada pelo ex-juiz Sergio Moro que o jornal consagrou com seus prêmios e numa cobertura voltada a fazer dele o herói que nunca foi. Vamos desenhar pro Globo também: o STF decidiu por clara maioria que Moro foi parcial e suspeito em relação a Lula, a partir de sete argumentos irrefutáveis, listados no acórdão. Os processos anulados referem-se a Lula, exclusivamente, como é do bom Direito Penal.

Quase cinco meses depois das decisões do STF que restabeleceram a inocência do ex-presidente, os dois jornalões, especialmente a Folha, reconhecem afinal que não há mais artifícios jurídicos para impedir o povo de votar em Lula, como ocorreu em 2018. O arsenal da Lava Jato esgotou-se em seu mar de nulidades, ilegalidades, arbitrariedades, parcialidade, suspeição; no lawfare do qual Folha e Globo foram atores essenciais do princípio ao fim.

Os editoriais de hoje avisam o que já era previsto: que os jornalões e seus grandes braços eletrônicos não se conformam com o primado da Justiça e da Lei e pretendem seguir na campanha contra o projeto de transformação do Brasil que Lula e o PT representam. Mesmo derrotados nos tribunais, vão insistir na campanha de mentiras, como sempre fizeram desde que Lula ousou desafiá-los na criação do PT para ser a voz da classe trabalhadora.

É essa disputa pela verdade que queremos e vamos fazer, antes, durante e depois da campanha eleitoral. Por isso lançamos, em 12 de agosto, o projeto Memorial da Verdade, que os jornalões censuraram. Vamos debater, ponto por ponto, todas as falsas acusações que fizeram ao PT, a Lula e aos nossos governos. Vencemos na Justiça e vamos disputar o julgamento da História e o julgamento da sociedade brasileira.

Conheça os fatos e os argumentos para rebater as mentiras da mídia. Baixe o livro Por que Lula é Inocente e por que tentaram destruir o maior líder do País.

BAIXE AQUI O LIVRO

 

Bolsonaro foi produzido por Veja e Globo e parido por Moro, diz Lula

Em entrevista à jornalista Patrícia Calderón, o ex-presidente falou sobre o papel da mídia na ascensão de Bolsonaro.

“O Bolsonaro foi uma criatura feita pela imprensa brasileira”, afirmou o petista.

“A Rede Globo e a revista ‘Veja’ produziram Bolsonaro. Pariram Moro e ele é um dos responsáveis por parir Bolsonaro.”

A conversa vai ao ar no sábado (28), na Jovem Pan News de Fortaleza.

Eleitores da ‘terceira via’ se aproximam mais de Lula que de Bolsonaro

E os eleitores da ‘terceira via’? Se só puderem votar em Lula ou em Bolsonaro, em quem votariam?

Eles pensam mais parecido com quem vota em Lula do que com quem escolhe Bolsonaro.

Isso consta nos dados de uma pesquisa da Genial/Quaest.

De acordo com o levantamento, 44% dos eleitores do presidente concordam com a flexibilização de compra e posse de armas, enquanto só 11% dos que votam em Lula e 19% dos adeptos à terceira via são a favor.

LEIA MAIS:

1 – DCM Ao Meio-Dia: Misoginia, bolsonarismo e o poder feminino

2 – Este não é mais um texto sobre o Borba Gato. Por Gabriel Araújo