Descarrilamento de trem no sul do México deixa 13 mortos e quase 100 feridos

Pelo menos 13 pessoas morreram e 98 ficaram feridas após o descarrilamento de um trem no estado de Oaxaca, no sul do México, informaram autoridades locais. O acidente ocorreu nas proximidades da cidade de Nizanda e envolveu um trem interoceânico que transportava 250 pessoas, entre 241 passageiros e nove tripulantes, segundo a Marinha mexicana.
De acordo com a Marinha, a locomotiva principal descarrilou, provocando o acidente. Entre os ocupantes, 193 pessoas não corriam risco, enquanto 98 ficaram feridas, das quais 36 receberam atendimento médico. A presidente Claudia Sheinbaum afirmou que cinco vítimas estão em estado crítico e disse que equipes do governo foram enviadas ao local para prestar assistência às famílias dos mortos.
A Procuradoria-Geral do México abriu uma investigação para apurar as causas do acidente, informou a procuradora-geral Ernestina Godoy Ramos. Inaugurado em 2023, durante o governo do ex-presidente Andrés Manuel López Obrador, o trem integra o Corredor Interoceânico, projeto estratégico que liga os portos de Salina Cruz, no Pacífico, e Coatzacoalcos, no Golfo do México, com o objetivo de impulsionar o transporte ferroviário e o desenvolvimento econômico da região.
