Descontrole da pandemia no Brasil acende sinal vermelho de alerta na OMS
Da Coluna de Jamil Chade no UOL:

Com mais de 4 mil mortes em 24 horas e sem um sinal claro de uma queda da transmissão, o Brasil é alvo de um novo alerta por parte da OMS (Organização Mundial da Saúde). Nesta sexta-feira, a entidade fez um apelo para que as autoridades nacionais adotem medidas sociais e insiste que tais ações “funcionam”. A OMS também aponta que as variantes do vírus que gera a covid-19 estão “tendo um impacto” no Brasil.
“Estamos profundamente preocupados (com o Brasil)”, disse Margaret Harris, porta-voz da OMS durante coletiva de imprensa na ONU nesta manhã. Segundo ela, o país está “sofrendo perdas terríveis”. “As medidas sociais funcionam e precisam ser aplicadas”, defendeu.
Na última semana, a alta no número de mortes no país foi de 24%, um ritmo duas vezes maior que a média mundial. Os dados também revelam que o país registra em média um terço das mortes diárias no mundo.
A mensagem da OMS ocorre dias depois que o presidente Jair Bolsonaro descartou qualquer ação no sentido de um lockdown. “Sabemos que são medidas difíceis. Mas pessoas precisam apoio para evitar locais fechados, aglomerações”, disse Harris.
(…)