Apoie o DCM

#DescriminalizaSTF: Web ergue a bandeira pela descriminalização da maconha

Marcha da Maconha em São Paulo. Foto: Reprodução

A hashtag “#DescriminalizaSTF” viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira (24) impondo pressão ao Supremo Tribunal Federal (STF) para descriminalizar o porte de maconha.

“Imagina o tanto que a PM vai poder trabalhar pegando bandido de verdade”, disse um internauta. “Pois um bêbado assassino dirigindo um carro é amplamente mais aceito que um cigarro recreativo. Outra pelas inúmeras opções famacológicas”, escreveu outro.

“Hoje estou torcendo para que o porte de Cannabis para consumidores seja descriminalizado”, afirmou um usuário do Twitter. “Hoje o STF retoma o julgamento que pode descriminalizar o porte de maconha. Esperamos que a Suprema Corte caminhe no sentido de garantir as liberdades individuais, combatendo o encarceramento em massa da juventude pobre, preta e periférica do nosso país”, disse outro.

A Corte retoma, nesta quarta-feira (24), o julgamento que pode definir se é constitucional criminalizar alguém por portar drogas para consumo próprio.

O tema começou a ser julgado pela Corte em 2015, por um recurso apresentado pela Defensoria Pública de São Paulo, que argumentou que a legislação atual viola os princípios da intimidade e da vida privada. O artigo 28 da Lei de Drogas (nº 11.343/2006) prevê penas para quem porta substâncias para consumo pessoal. O julgamento ficou paralisado por oito anos.

A Marcha da Maconha de São Paulo convocou um ato neste mesmo dia, às 18h30 no MASP, na av. Paulista, com o mote “Legaliza tudo STF”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link