Apoie o DCM

Desemprego reduz à metade o número de cidades com alto padrão de vida, diz levantamento

Reportagem de Flavia Lima na Folha afirma que a crise econômica emperrou o desenvolvimento geral dos municípios brasileiros, mas produziu estragos bem mais profundos no mercado de trabalho das mais de 5 mil prefeituras brasileiras. Dados da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) mostram que, durante a crise, caiu mais da metade o número de cidades desenvolvidas do ponto de vista de emprego e renda. Em 2013 eram 1.761 cidades com desenvolvimento alto ou moderado, número que caiu para 825 em 2016.

Segundo a Folha de S.Paulo, para avaliar o nível de desenvolvimento em emprego e renda de um município, a Firjan monitora geração de emprego formal e renda, massa salarial e desigualdade de renda no trabalho formal. Entre 2013 e 2015, o indicador de emprego e renda do total de municípios brasileiros (ou seja, considerando também aquelas que não tinham desenvolvimento alto ou moderado) caiu mais de 20%. Mesmo com uma pequena reação em 2016, o índice alcançado coloca os municípios em nível de desenvolvimento regular neste quesito.

O mais preocupante é que, mantida a melhor média de crescimento da série histórica —de 1,5%, observada entre 2009 e 2012—, o indicador só voltará ao nível atingido em 2013 em 2027, complementa a reportagem.

carteira de trabalho/ABR