Desesperada, Record muda nome de podcast após processo por plágio

A Record foi forçada a trocar o nome de seu videocast “PowerCast”, voltado à repercussão dos episódios do reality “Power Couple Brasil”, após ser alvo de um processo judicial. O motivo foi a existência de um podcast homônimo voltado ao empreendedorismo feminino, que já possuía o registro da marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) válido até 2029. A emissora passou a chamar o programa de “Discutindo a Relação”, apresentado por Lucas Selfie.
Segundo os documentos da ação, o podcast original, que soma mais de 50 mil seguidores no Instagram, acusou a Record de concorrência desleal, alegando que o uso do mesmo nome por um dos maiores grupos de mídia do país prejudicaria sua visibilidade e identidade no mercado, com informações do F5, da Folha. A ação pede indenização por danos morais e materiais no valor de R$ 50 mil e segue tramitando na 3ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo.
A troca do nome ocorreu antes mesmo de a liminar ser julgada, como medida preventiva da emissora. Apesar da mudança às pressas, o conteúdo do programa foi mantido, com foco em debates sobre os acontecimentos da nova temporada do “Power Couple”, que voltou ao ar após dois anos fora da grade. A Record preferiu não comentar o processo judicial.