Apoie o DCM

Desmatamento no Brasil cai 11,6% no primeiro ano de Lula, aponta MapBiomas

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e floresta amazônica. (Foto: Reprodução)

O desmatamento no Brasil caiu 11,6% no primeiro ano de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de acordo com dados do MapBiomas divulgados nesta terça-feira (28). Em 2023, o país perdeu 1.829.597 hectares de vegetação nativa, uma redução significativa em comparação com os 2.069.695 hectares desmatados em 2022, durante a gestão do então presidente Jair Bolsonaro (PL). O relatório destaca que Amazônia e Cerrado foram responsáveis por mais de 85% da área desmatada no país.

Pela primeira vez desde o início da série histórica do MapBiomas Alerta em 2019, o Cerrado superou a Amazônia em área desmatada, representando 61% do total em 2023, enquanto a Amazônia respondeu por 25%. O Cerrado teve 1.110.326 hectares desmatados, um aumento de 68% em relação ao ano anterior, impulsionado principalmente pela expansão agropecuária, que correspondeu a 97% do desmatamento no Brasil.

“A cara do desmatamento está mudando no Brasil”, afirmou Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas. Apesar da redução geral, o MapBiomas alerta para a concentração do desmatamento na região da Matopiba, abrangendo Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link