“Desobedientes”: entenda o fim da série da Netflix que viralizou em apenas 4 dias

A série “Desobedientes” tornou-se um fenômeno na Netflix com 48 milhões de horas assistidas e 8,2 milhões de espectadores apenas nos primeiros quatro dias. O oitavo e último episódio revela que a aparente fuga de Alex (Mae Martin) de Tall Pines com o bebê e Abbie (Sydney Topliffe) foi, na verdade, uma cena de fantasia. A realidade mostra Alex decidindo permanecer na comunidade com sua esposa Laura (Sarah Gadon).
A atriz e diretora Mae Martin, que interpreta Alex, explica a decisão do personagem: “Alex continua lá porque ele se importa mais com a fantasia da família nuclear e vida heteronormativa do que com a própria bússola moral”. Ela complementa: “Alex acredita que pode mudar as coisas, mas a verdade é que ele só ama a Laura”. A cena fantasiosa é desmascarada pela fala de Abbie segurando o bebê: “Eu sabia que você faria a coisa certa. Você sempre vai nos proteger”.
Martin também analisa o desenvolvimento de Laura, questionando se ela está seguindo os passos de Evelyn (Toni Collette) na liderança da seita. “Existe o risco de Laura trilhar o mesmo caminho de Evelyn, viciada no poder. Mas, como todo líder de seita, ela realmente acredita que pode fazer diferente”, observa a diretora. Ela destaca que Laura possui empatia e genuíno interesse pela comunidade.
A atriz Alyvia Alyn Lind explica a decisão de sua personagem Leila em permanecer na Academia: “Leila nunca teve esse amor e cuidado. Mesmo que seja de um jeito errado e manipulador, ela está sentindo essas coisas pela primeira vez”. O final deixa em aberto os rumos dos personagens, enquanto a série conquista audiência expressiva na plataforma de streaming.
