Apoie o DCM

Destemendo o ridículo, Bolsonaro faz live com globo terrestre na mesa e recheada de ofensas a Lula

Após pedir provas de que chamou a Covid-19 de gripezinha, o presidente Jair Bolsonaro desatou a ofender o ex-presidente Lula nesta quinta-feira (11).

Ontem (10),  Lula alfinetou Olavo de Carvalho, guru bolsonarista, e lembrou que o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, já esteve no espaço, como astronauta.

“Se ele não dormiu, ele viu que é a terra é redonda”, afirmou Lula. Ele sugeriu ainda que Bolsonaro rebatesse Olavo, dizendo que a terra é redonda e não plana.

Hoje, Bolsonaro disse o seguinte:

“O “Carniça” ontem falou que eu deveria procurar o Marcos Pontes (…) para ele dizer para mim que a Terra é redonda. Olha a qualidade do meu ministro da Ciência e Tecnologia, e qualidade dos ministros do presidiário, para depois a gente começar a discutir”, disse Bolsonaro.

Tratar o ex-presidente Lula como “carniça” é expediente antigo da extrema-direita brasileira. Durante a campanha eleitoral de 2018, quando o STF e a grande imprensa atuaram para apagar a presença de Lula da realidade brasileira e do imaginário dos cidadãos, circularam intensamente mensagens em grupos de Whatsapp bolsonaristas orientando seus seguidores a evitar usar a palavra Lula em suas mensagens.

A orientação distribuída era também para, quando fosse estritamente necessário abordar temas ligados ao ex-presidente – exclusivamente para critica-lo -, que fosse utilizado o apelido criado de “Carniça”, e não seu nome real.

Até hoje, grupos bolsonaristas mantêm o hábito de assim se referirem ao ex-presidente.