Apoie o DCM

Dez militares no RS têm corona e acendem luz amarela no quartel

Do GaúchaZH:

Militares. Foto: Reprodução

Com 31 casos de coronavírus confirmados até sexta-feira (15), Uruguaiana, na Fronteira Oeste, aumentou em cinco vezes o número de diagnósticos positivos no decorrer da semana. Dez confirmações são de cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), no Rio de Janeiro, que retornaram ao Estado para o Dia das Mães. Neste sábado, a cidade saiu da bandeira amarela para laranja, informou o governo do Estado que, semanalmente, atualiza a situação de risco em 20 regiões.

Conforme o coronel Maia Filho, chefe da seção de Comunicação Social do Comando Militar do Sul, 32 cadetes da Aman apresentaram sintomas de covid-19. Eles foram isolados no local, em Resende (RJ). Os demais jovens, que não apresentavam sintomas, foram submetidos a controles, como a verificação da temperatura, e liberados. O coronel afirma que todos foram orientados a permanecer em suas casas durante a dispensa.

Ao tomar conhecimento do retorno de um grupo de 13 jovens para o município, a prefeitura de Uruguaiana solicitou que eles fossem testados. Ao todo, 10 foram positivos. Eles são assintomáticos e estão em isolamento. De acordo com a secretária de Saúde, Lilian Stumm, todos os casos estão sendo monitorados diariamente pelo Exército e pela equipe da Vigilância Epidemiológica do município.

Até o momento, 20 cadetes vindos do Rio de Janeiro tiveram testes positivos para coronavírus. Os outros casos foram registrados em Santa Maria (4), São Gabriel (4), Porto Alegre (1) e Santiago (1). O coronel estima que eles devam voltar à Aman no próximo fim de semana.

(…)