Apoie o DCM

Dia da Independência tem protestos em todo o Brasil

Do Globo:

 

No mesmo dia em que o presidente Michel Temer realizou seu primeiro evento aberto desde sua posse, em 31 de agosto, protestos em todas as regiões do Brasil pedem sua saída e novas eleições. Políticos como o ex-ministro do governo Dilma Rousseff Gilberto Carvalho e o prefeito de São Paulo Fernando Haddad participam das manifestações.

Em Brasília, o Museu da República, no início da Esplanada dos Ministérios, foi o local de concentração de protestos agendados para começar depois do desfile cívico-militar. Com o impeachment de Dilma Rousseff consumado, o mote dos protestos na Esplanada, nesta quarta-feira, tem sido novas eleições. Diversas entidades, como MST, sindicatos, movimentos estudantis e coletivos LGBT, estão concentrados para começar uma passeata, assim que a Esplanada for liberada.

Com um cartaz, Gustavo Costa, 21 anos, estudante de gestão de políticas públicas, teme a perda de direitos da comunidade gay.

— Entendo que os avanços da população LGBT estão em perigo. Se um governo legitimamente eleito tem dificuldade para dialogar com a sociedade, imagine um que não foi eleito — afirma o rapaz.

Ao lado de colegas de protesto, ele explica porque o país deveria fazer uma nova eleição:

— Estrategicamente, o mandato da Dilma está muito desgastado. Se houvesse eleições diretas, seria melhor, porque a via da democracia é sempre melhor.

(…)