Apoie o DCM

Diante da indiferença de Bolsonaro, portugueses tentam ajudar indígenas ameaçados pela covid

Índios. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

De Lucas Rohan no site Agora Europa.

Quatro organizações de Portugal se uniram em uma campanha internacional pelos povos indígenas do Brasil vítimas da pandemia do novo coronavírus. O objetivo é dar visibilidade às iniciativas locais e facilitar doações internacionais.

Segundo o Comitê Nacional de Vida e Memória Indígena, pelo menos 148 povos foram afetados pela Covid-19 e 642 indígenas morreram com coronavírus no Brasil. Já são mais de 23 mil casos confirmados (entre os 3 milhões de casos registrados no país).

A campanha “Covid19- SOS Povos Indígenas do Brasil” é uma iniciativa do Fórum Indígena Lisboa, do Coletivo Andorinha, da Associação Salve e da organização Greve Climática Estudantil. “É preciso uma grande reação internacional para impedir que povos e culturas sejam destruídos”, alertam as organizações em comunicado.

Além da pressão e denúncia no Brasil e no exterior da situação vulnerável que essas comunidades se encontram durante a pandemia, os povos indígenas precisam de assistência médica e alimentar.

Em conjunto, essas organizações estão promovendo internacionalmente 11 campanhas locais por apoio. “Sendo eles os principais cuidadores das florestas, são especialmente relevantes no combate às mudanças climáticas”, destaca Marina Nobre da Reflorestar Portugal – Associação Salve.

(…)