Diesel pode faltar no fim do ano, alerta Petrobras
Nesta terça-feira (24), segundo informações divulgadas pela agência Reuters, o Governo Federal foi alertado por diretores da Petrobras sobre riscos de desabastecimento de Diesel. O alerta foi anunciado para o terceiro trimestre, onde o transporte de soja, principal commodity do Brasil, chega ao seu auge e demanda mais combustível.
A possibilidade de desabastecimento pode estimular uma resposta de viés político em ano eleitoral, fortalecida também pela escolha do novo presidente da estatal.
Já o governo busca passar a mensagem de que está fazendo esforços para combater a alta de preços, mesmo sabendo que essas mudanças não vão resultar em redução de valores para o consumidor. De acordo com analistas de mercado, o pior dos cenários é que os aumentos fiquem mais espaçados.
Existem dois caminhos possíveis se os preços não acompanharem a mesma velocidade do mercado internacional. O primeiro é a interpretação de que o governo está partindo para o tudo-ou-nada e o segundo é dessa pressão do governo não ser acatada pelos diretores, que, eventualmente, podem pedir demissão.
O governo federal também anunciou, na noite da última segunda-feira (23), mais uma troca na presidência da Petrobras, na qual já são quatro no intervalo de dois anos. Caio Mário Paes de Andrade deve assumir o cargo no lugar de José Mauro Coelho.