Dilma anuncia reajuste do Bolsa Família e volta a falar de golpe

Do DW:

A presidente Dilma Rousseff anunciou neste domingo (01/05), em ato promovido pela CUT, medidas que beneficiam os trabalhadores e impulsionam os programas sociais do governo. No evento em comemoração ao Dia do Trabalho, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, ela acusou a oposição e o PMDB de tramarem um “golpe contra as conquistas dos trabalhadores”.

Entre as medidas anunciadas estão um reajuste de 9% para os beneficiários do Programa Bolsa Família ainda em 2016, a correção de 5% da tabela do Imposto de Renda para o próximo ano e a contratação de no mínimo 25 mil moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida.

“Eles ficam falando que o governo acabou. Eles fazem isso numa tentativa de nos paralisar, mas o governo está fazendo sua parte”, afirmou a presidente. Ela disse que o governo lançará, na semana que vem, o plano safra para a agricultura familiar e vai propor a extensão da licença paternidade de 5 para 20 dias para os funcionários públicos federais.

No que pode ser a reta final de seu mandato, Dilma tem intensificado o contato com grupos de esquerda e deverá anunciar ao longo da semana mais medidas de caráter social, o que analistas chamam de “pacote de bondades” e com o qual pretende recuperar o apoio de sindicatos, movimentos sociais e até das bases do PT.

“Impeachment é golpe”

Dilma mais uma vez chamou o processo de impeachment, que tramita no Senado, de golpe. “Quando se rompe a democracia, se rompe para todos”, afirmou. “Mas eu quero também alertar que esse golpe não é só contra a democracia ou contra o meu mandato. Também é contra as conquistas dos trabalhadores. Não é um golpe com armas, tanques na rua, não é o golpe militar que conhecemos do passado. Eles rasgaram a Constituição. Fazem isso porque há 15 meses eles perderam uma eleição direta”, disse. “Vou resistir e lutar até o fim”, acrescentou.

No discurso, Dilma reiterou que não cometeu crime de responsabilidade ao ter emitido decretos com crédito suplementares, fato apontado na denúncia que originou o processo de impeachment. Segundo ela, no governo de Fernando Henrique Cardoso foram editados 101 decretos desse tipo. “Para ele não era nenhum golpe nas contas públicas. Para mim é golpe nas contas públicas. Dois pesos e duas medidas. Eles não têm do que me acusar, é constrangedor”, disse a presidente.

“Não tenho conta no exterior, jamais usei recurso público em causa própria, não recebi propina e nunca fui acusada de corrupção. Eles tiveram que inventar um crime” afirmou. Ela voltou a criticar duramente o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e disse que a oposição se aliou aos traidores, em referência ao vice-presidente Michel Temer, para realizar “eleições indiretas”.

(…)

Paulo Nogueira

O jornalista Paulo Nogueira é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Paulo Nogueira

Recent Posts

Após derrotas na Câmara, ‘Lei Ônibus’ de Milei terá nova votação na Argentina

Nesta segunda-feira (29), a Câmara dos Deputados da Argentina deve votar a nova versão da…

4 minutos ago

Ator francês Gérard Depardieu é preso após denúncias de violência sexual

O ator francês Gérard Depardieu foi preso nesta segunda-feira (19) em Paris, na França, após…

10 minutos ago

Boliviana dona de bordel é assassinada facadas em Goiás

Uma boliviana de 35 anos foi assassinada a facadas na noite de sábado (27), em…

21 minutos ago

Pode rir: bolsonaristas creem que Lula irá tornar Bolsonaro elegível em 2026

Com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível pelo menos até 2030, aliados do ex-capitão têm…

45 minutos ago

Demissão de vítimas de assédio causa insegurança nos bastidores da Record TV

Recentes casos de assédio sexual na Record têm causado desconforto entre os funcionários, principalmente após…

49 minutos ago

VÍDEO: Moacyr Franco dá tapa e puxa cabelos de fãs durante show no interior de SP

Nas redes sociais, circulam imagens do cantor Moacyr Franco agredindo mulheres durante uma apresentação em…

54 minutos ago