Apoie o DCM

Dilma aparece em terceiro lugar sem Lula na disputa presidencial, diz Instituto Paraná

Texto de Mauricio Lima na coluna Radar da revista Veja mostra dado surpreende: a ex-presidente Dilma Rousseff aparece com 13,4% das intenções de voto caso Lula não possa concorrer. O dado é do Instituto Paraná. Ela fica na frente de Ciro, Alckmin e atrás somente de Marina Silva e o primeiro colocado, Jair Bolsonaro.

O nome de Dilma é mais forte do que Gleisi Hoffmann, Fernando Haddad ou o próprio Ciro Gomes.

Com a aproximação do julgamento de Lula pelo TRF-4, o instituto Paraná fez um levantamento trocando o nome do ex-presidente por outros candidatos do PT.

De acordo com essa pesquisa, caso Lula não possa concorrer, o maior beneficiado será Jair Bolsonaro. O ex-militar lidera em todos os cenários, sempre acima dos 20 pontos porcentuais.

Mas a maior surpresa é o desempenho de Dilma Rousseff.  Sem Lula, a ex-presidente seria a candidata mais competitiva do partido. Bolsonaro é o primeiro, com 22,8%.

Ela fica em segundo na pesquisa, com 13,4% dos votos, bem à frente de Geraldo Alckmin (8,7%), Ciro Gomes (7,7%) e Joaquim Barbosa (7,6%). Jacques Wagner, por exemplo, cravou 3,9%.

Sem a ex-presidente na disputa, Bolsonaro aparece com 23,2%. A segunda colocação ficaria com Marina Silva (14,8%)

O instituto perguntou também quem seria o candidato mais forte sem Lula. Entre nomes como Fernando Haddad, Gleisi Hoffman e Ciro, deu Dilma. Quase 30% acham que a ex-presidente herdaria naturalmente a votação do padrinho político. 

(…)

Dilma e Lula. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula