Apoie o DCM

Dilma colocou a saída do MDB da chapa como condição para sua candidatura em MG

Dilma

Da coluna do Lauro Jardim no Globo

Dilma Rousseff telefonou na sexta-feira à noite para Gleisi Hoffmann e condicionou sua candidatura ao Senado à saída do MDB da chapa de Fernando Pimentel. A crise ainda não está controlada.

Ao longo do fim de semana, a diferentes interlocutores, Dilma continuou a crítica de que não faz sentido o PT receber o apoio do MDB em Minas Gerais. Disse estar acompanhada de Lula nesta visão, bem como pela própria Gleisi Hoffmann.

Na sexta-feira, quando Dilma ligou, Gleisi estava reunida com a Executiva em São Paulo. Durante o telefonema, a presidente do PT tentou argumentar que uma desistência de Dilma teria repercussão internacional.

(…)

Consultado imediatamente via celular, Pimentel bateu pé no sentido contrário: sem o MDB, não estaria disposto ele a sair candidato.

(…)

Dilma tem se queixado que não subirá no palanque com os deputados emedebistas de Minas Gerais, que votaram todos contra ela na abertura do processo de impeachment, na Câmara. Ao próprio Pimentel, tem lembrado que o mesmo grupo tentou tirá-lo do poder.

(…)

De madrugada, o MDB fechou apoio ao PSB em Minas Gerais e, portanto, saiu da chapa do PT em MG, conforme Dilma queria.