Apoie o DCM

Dilma diz que divulgará carta ao povo brasileiro propondo plebiscito sobre novas eleições

Do 247:

 

A presidente Dilma Rousseff disse que detalhará essa semana, em uma carta pública ao povo brasileiro e ao Senado, sua proposta de plebiscito sobre novas eleições.

“Estou defendendo um plebiscito porque quem pode falar o que eu devo fazer não é nem o Congresso, nem uma pesquisa, ou qualquer coisa. Quem pode falar é o conjunto da população brasileira que me deu 54 milhões e meio de votos”, disse a presidente, em entrevista à BBC Brasil publicada nesta segunda-feira 1º.

“Acredito que nós temos que lutar para viabilizar o plebiscito. Pode ser difícil passar (no Congresso), a eleição direta foi também”, comparou a presidente, ressaltando aos jornalistas Mariana Schreiber e Gerardo Lissardy, do Palácio da Alvorada, que é necessário apenas o apoio da maioria simples dos parlamentares (metade mais um dos presentes na sessão) para convocar um plebiscito.

“Nós perdemos quando nós defendemos as Diretas Já (campanha pelo voto direto em 1984) e tinha milhões de pessoas nas ruas. Perdemos num momento e ganhamos no outro”, completou. Pesquisas recentes feitas pelos institutos Datafolha e Ibope apontam que 62% dos brasileiros querem novas eleições antes de 2018. Segundo levantamento do Ipsos, 52% defendem um novo pleito já.